terça-feira, 31 de março de 2009

Um novo blogue?

No seguimento de uma grande discussão por causa da obra de Courbet aqui publicada (a origem do mundo - nunca pensei que semelhante obra gerasse tanta controvérsia) decidiu-se no snack-bar da Julinha, sito mesmo por baixo daquele que um dia foi o telhado do gato Esteves, alterar os autores, as permissões e, consequentemente, o rumo deste blogue. Sintetizando as diversas razões:
- A Julinha achou que era abusivo colocar uma passarinha escarrachapada num local que fazia referência ao snack-bar com o seu nome ("sabe-se lá o que as pessoas vão pensar", afirmou, e faz questão de acrescentar "aquela não sou eu!!")
- O Sérgio Patinha considerou que a atitude da Julinha era decadente e um atentado à mais elementar liberdade de expressão, tendo chegado a ameaçar deixar de frequentar o snack-bar.
- O Fábio André, que é o filho adolescente da Julinha e do Rochinha, ficou entusiasmado com a ideia de também poder escrever no blogue que afinal não era uma coisa de cotas.
- A Julinha achou que era perigoso o Fábio André escrever no blogue por causa dos raptos e abusos online.
- A clientela do snack-bar interessou-se subitamente pela net e começou a cuscar o Magalhães do Fábio André.
- O Rochinha não gostou da brincadeira e anda assustado. Diz que a crise e "esta porcaria dos computadores" tira as pessoas dos snack-bares e os snack-bares são sítios onde se fala a sério, não é como na net.
- A Julinha proibiu o Fábio André de trazer o Magalhães para o snack-bar.
- O Sérgio Patinha considerou que essa proibição seria um atentado à mais elementar liberdade de um adolescente em final de escolaridade obrigatória.
- A Julinha mandou calar o Sérgio Patinha ou punha-o na rua.
- O Sérgio patinha chamou fascista à Julinha.
- A Julinha chamou paneleiro de merda ao Sérgio Patinha.
- O Sérgio Patinha abandonou as instalações do snack-bar da Julinha e disse que nunca mais ali voltava.
- O Rochinha, sensato como sempre, convencou todos a sentarem-se à mesa e a pedirem desculpa uns aos outros.
- E todos à mesa decidimos que este blogue passa a ser da autoria de todos os frequentadores do snack-bar que assim o desejem.
- O "Fábio André incluído" insistiu o Patinha.
- A Julinha cedeu, o Fábio André pode escrever o que quiser desde que não ponha lá nenhuma fotografia dele nem diga onde mora.
- "Acabaram-se os tempos do Gato Esteves aqui em baixo" sentenciou o Patinha e pediu que tal fosse aqui escrito, numa alusão a que agora volta a democracia ao snack-bar da julinha em contra-ciclo com o que se passa no país.
- "Aquela da fotografia não sou eu" insistiu a Julinha que fosse aqui escrito e pediu também paera que o fundo não fosse negro que lhe lembrava mortos e funerais.
- Mas a frase final coube ao Rochinha, que vai aprender a escrever num teclado de computador para também ele participar neste blogue, e que pediu que se pusesse aqui em letras garrafais:
"VÃO AOS SNACK-BARES E ESTABELECIMENTOS SIMILARES O DOBRO DO TEMPO QUE PASSAM SENTADOS À FRENTE DA MERDA DO COMPUTADOR".
E assim se inicia um novo período da história do blogue "O telhado do gato Esteves". Todos os frequentadores do café podem escrever no blogue fundado por mim, Fernando Évora, incumbido por todos de ser o "moderador".