quarta-feira, 10 de junho de 2009

10 de Junho

Ontem a minha setora de protugues pediu k noz escreveçemos um testo sobre o dia de Portugal. Eu axo k fiz um ganda testo! E pork? pork o meu setor de historia esplica bué de bem e eu ate gosto do omenzinho... Até axo que a setora de protugues non gosta dele - k é o prof Évora - e por iço é k pediu a malta pra fazer este testo. Mas tramaçe k a málta sabe bués destas cenas. E komo non eskrevia neste blogue à bués k até já tinham preguntado pork, resolvi deichar aki as ideias pincipais do testo. A pregunta era "O k se comemora a 10 de Junho". A resposta foi másómenos ixto:
A 10 de junho comemora-se o Dia de Kamões. Pork foi kuando o Kamões nacheu. Este ganda omem nacheu mesmo no Dia de Portugal, tal a pontaria! (o k é uma çorte pork ninguém se eskeçe do noço aniverário K eu tamén fasso anos no domingo de Páskoa). A maior parte do pipol só conhece o Kamões por ser cego de um olho e xegam a pensar k o men é da akapo. Mas o Kamões foi um ganda pueta do nosso país. Viveu à bués, na epoka dos deskobrimentos. Foi pá Índia com o Vasko da Gama k era de Çines (kom esta devo ter deichado a setora baralhada, eu até sabia ko Vasko da Gama era de Çines). E enkuanto o Vasko navegava, o Kamões eskrevia puemas das pitas k colhecia. Parece k as pitas kurtiam todas o Kamões (se kalha o Kamões tamém jogava bués bem futbol). Non se çade bem komo é k o man perdeu o olho: à kem diga k foi um tiro perdido na cassa às rolas, à kem diga k foi cuma antena de telelé k se espetou plo olho adentro. É k nakele time foi à bués e os telelés eram bué gandes e tinhão antena gande k causava bués assidentes!
Mas a 10 de Junho tamém se Komemora o dia das komudidades protuguesas. As principais komudidades protuguesas son os sofás e as kamas. Mas tamén à otro móvel k a velha tem lá no kuarto k pokos conhessem mas k se xama komoda e çerve para guardar ropa com comudidade komo o nome indika. Tamém avia aki uma miuda k tinha kabelo bué komprido e suxo k foi pra uma kumudidade, mas iço eu non percebi o k era.
E prontos, eu kurto bués o Kamões e, subertudo, as kumudidades, k kada ves à +, basta ver a trabalheira k era os telelés do tempo do Kamões bué de grandes e sem rede (k também é outra kumudidade portuguesa) e os dagora. Por iço fou paçar o dia 10 de junho a kurtir as kumudidades e fico a tarde toda no sofa a ver tv e a jogar kom o meu magalhães (k era um amigo do Kamões k viajou kom eles).