sexta-feira, 5 de junho de 2009

Visão estratégica!

Hoje estavam para aqui uns professores numa mesa do snack-bar de volta de uns caracóis e a falar mal do governo e, sobretudo, da ministra deles. Irritam-me quando estão naquela conversa da pouca-vergonha sempre a falarem mal do que se faz com aquele ar de gente inteligente que sabe o que diz. Ai, que estes professores têm-se em boa conta mas na verdade não percebem náda do mundo há volta deles. Irritam-me tanto! Ainda por cima poupam nos caracóis, pedem três cervejas para quatro e verificam sempre as contas como se nós os fossemos enganar.
Mas vamos lá ao que ionteressa. A converça de hoje era sobre a escola e a fálta de funcionários. Dizia o professor Évora - que até é dos mais simpáticos, escápa para prof. (em simpatia, entenda-se, que ele é gordo e feio como um rinoceronte, salvo as semelhanças) , que a escola tem fálta de funcionários. E que a culpa é do Sócrates - do meu Sócrates! - que gásta o dinheirinho nos Magalhães e no plano tecnológico e não em funcionários! E também que antes de gastar dinheiro em computadores ele se devia era preocupár em pôr psicólogos nas escolas.
Hora quem o ouvisse até poderia ficar convencido, que ele é todo bem falante quando põe aquele arzinho superior de gozo. Mas se pensarmos bem não tem razão nenhuma, como voo paçar a explicar. É que eu agora ando nas novas oputunidades e abituei-me a pensar nestas coiças e já não me deicho enganar por outro só porque é professor, isso são tempo do antigamente, que felizmente agora o Sócrates deu-me auto-confianssa com o regreço há escola.
Então e porque é que o senhor professor armado em sabixão não tem razão? Por três motivos que paço a indicar, e para sistematizar e organizar o pençamento:
- Em primeiro lugar já não são percisos tantos funcionários nas escolas que agora os professores paçam lá mais tempo e não só a meia dúzia de horas de antigamente e se paçam lá mais tempo bem que podem evitar que os alunos sujem tanto a escola como o faziam. É o trabalho deles, como diz a nossa ministra: trabalhar com crianças, enciná.las! (reparem que não estou a dizer para eles limparem a procaria, apenas para que evitem que os alunos sujem, educando-os que é para isso que são pagos!)
- Em segundo lugar com os magalhães não são percisos psicólogos nas escolas pois se pela net pode haver consultas online, não é? Se um aluno tá com problemas psicológicos pode ir a um perito online e este resolve-lhe logo ali o problema. Até se for vítima de bulingue pode logo mandar um email para a PSP ou GNR conforme viva na cidade ou no campo. É isto que os professores não compreendem: o plano tecnológico gásta dinheiro em máquinas mas popa nos funcionários do estado que tem um défisse muito grande... Chama-se a isto, senhores professores, racionalização do trabalho!
- Em terceiro lugar algo que eles - os professores, não conseguem perceber. É que com os magalhães atingem-se objectivos mais vastos que os da simples educação. Ainda no outro dia ia para casa e vi um ciganito à porta do prédio social dele a teclar no Magalhães. Ora o que é que isso quer dizer? É que os Magalhães os mantêm entretidos! E enquanto os mantêm entretidos, os ciganos não andam a roubar a gente honesta como eu! Isto é que é visão estratégica, visão de futuro! Ah, que o meu Sócrates é mesmo um génio!

4 comentários:

Carmo V. Romão disse...

Não sabia que também andavas nas oportunidades, Julinha. É que eu também ando. E estou a aprender a montes... E também já me vieram com a mesma conversa dos funcionários. Aqui na minha escola reformaram-se agora dois e claro que não veio mais nenhum. Se se reformaram é porque já eram muita velhos e por isso trabalhavam pouco. para quê meter lá mais? O dinheiro faz falta para outras coisas, magalhães por exemplo. Mas olha, aqui é pior os ciganitos querem vende-los. É chato, mas também olha, o que se há-de fazer? Já viste como o nosso socrates está chateado esta noite? coitado, esforçou-se tanto e a velha ganhou-lhe. não percebo muito bem, afinal não é ela que vai para o estrangeiro, manda outros. Estou um bocado confundida. mas amanhã já pergunto nas oportunidades que eles lá sabem tudo.
Beijinhos Julinha. Parece que vamos votar outra vez daqui a pouco tempo. SErá que o nosso socrates se vai casar com a velha?

Unknown disse...

Oh Julinha,

logo vi que andave a ter umas aulitas, pois que o seu linguajar melhorou significativamente.

O seu amorrre está algo combalido, foi um chumbito na asa, não se apoguente que ele é moço para se recompor rápido. Mas será que ele terá a devida protecção no próximo assalto.
A sua leitora atenta.

Julinha disse...

oh amiga Elisabete, eu cá ando a escrever melhor não é só por causa da escolinha... é porque um formador me ensinou a usar o corrector no word... Hás-de experimentar...

Unknown disse...

Pois tem toda a razão se tivessem dado uso ao corrector ter-me-ia poupado algumas trocas de letras. Mas como sou moça livre ponho-me a jeito...

Ora!