quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Medicina popular

Ele há coisas esquisitas. Aqui no snack-bar da Julinha, mesmo por baixo do Telhado do Gato Esteves, costuma vir uma personagem estranha e que defende métodos curativos raros, se bem que não comprovados. Contra a tendência geral do nutricionismo académico (e também da corrente mais empírica, tenho de concordar) centra a sua atenção nas preferências do utilizador (nome mais moderno de que paciente e cliente). Assim, e partindo da máxima “Para tratares do teu corpo, vai procurar ao porco”, a nossa Vercegina Maria Lúcia propôs-me tratar as complicações decorrentes dum tardio nascimento de um dente do siso (aos quarenta e sete, imagine-se) com um assado de bochechas de porco acompanhadas de batatas a murro (o Rochinha propôs igualmente um “Bom Juiz", de Reguengos, sugestão que em bom tempo acatei).
(….)
E não é que resultou! Acabou-se de novo, e milagrosamente, o siso.
Acrescentou-me a curandeira Vercegina algumas receitas práticas que aqui deixo aos interessados:
- uma boa feijoada feita a partir de cabeça de porco é um excelente antidepressivo, contribuindo também para um desenvolvimento da memória, graças ao fósforo, e para uma melhoria generalizada dos sistemas respiratório e digestivo nas suas partes superiores (e, reconhecidamente da parte mais inferior do último). Deve-se incluir sempre neste prato o chouriço para evitar os problemas de estômago que surgem sempre que se trata uma doença da cabeça.
- Para as dores de costas aponta-se como solução as costeletas grelhadas ou o lombo de porco no forno acompanhados com maçãs (para garantir uma boa garganta, problemas que costuma surgir nesta cura) e salada montanheira algarvia (em homenagem à terra da Vercegina).
- Para o pé boto e unhas encravadas, pezinhos de coentrada antecedidos, no caso do segundo mal, por uma entrada de percebes.
- males de ouvidos, a óbvia salada de orelha, se tomada com insistência, acaba por produzir os seus resultados.
- Iscas curam problemas hepáticos.
- problemas de sangue, chouriço preto.
- problemas de consciência derivados de pecados da carne, chouriço vermelho (nos casos mais graves, para exorcizar, o chouriço deve ser assado em lume vivo). Isto além, e como é claro, da tal feijoada que é vocacionada para todos os males de foro psíquico-psiquiátrico.
- lesões musculares ou do menisco, contraídas no perigoso mundo do desporto em geral ou do futebol em particular, são combatidas com ingestão maciça de presunto.
- o pernil de porco embeleza as pernas femininas e masculinas, tonificando-as e enrijecendo-as.
- um assento do carro feito em pele de porco previne as Hemorróidas.
- por fim, e por hoje, os problemas de impotência masculina são eficazmente combatidos por túbaros com ovos mexidos.
Acrescenta a Vercegina Maria Lúcia que está disponível para ser contactada, mediante a minha pessoa e de forma absolutamente gratuita, sobre outros e particulares males.

Sem comentários: