sábado, 16 de agosto de 2008

A TV e os Jogos Olímpicos

Apenas um pequeno lamento de férias, ntes de partir para local mais aprazível que este belo país:
Desde criança que sigo atentamente os Jogos Olímpicos. Tinha somente sete anos quando o Mark Spitz ganhou as sete medalhas. Esse acontecimento, a par com a ideia de grande confusão que aconteceu em Munique quando decorria o ano d 1972, serão os acontecimentos desportivos mais antigos que guardo na memória.
Gosto de muitos desportos, se bem que tenha os meus preferidos: o futebol do meu Benfica em primeiro lugar, o ciclismo, o Atletismo. E, de um modo geral, todos os desportos colectivos: em particular o volei, mas também o Basquete e o Andebol.
Tudo isto para dizer que aguardo sempre as Olimpíadas com enorme interesse, pois posso não saber quem é o actual campeão mundial de Volei feminino, mas recordo sempre os sucessos da selecção cubana neste desporto, ou as olimpíadas onde as peruanas mostraram uma enorme alegria de jogo. São os momentos em que fico feliz à frente da televisão e me ponho a par do mundo do desporto. Em suma: gosto de fruir os Jogos Olímpicos.
Daí a minha desilusão deste ano. Estava à espera de poder seguir os jogos via TV, até porque agora dispunha de muitos canais… Erro tremendo de candura! A nossa RTP, seguindo a sua tendência degradante, passa umas coisinhas na RTP2, na 1 muito poucas, o grosso na RTPN, que é só para quem tem cabo, pois claro, que os outros não devem gostar de desporto, se querem paguem! Mas aquilo é volei de praia em monte, muito mais que o volei “verdadeiro”, esgrima em cagalhão, jogos de Andebol ainda não vi nenhum (será que isso é ir ao encontro do público?). Uma triste cobertura dos JO! Uma irritação para mim. E a sportTV, que nos cobra balúrdios, a transmitir, durante este período, jogos de rugby feminino de praia, a equipa do técnico contra outra faculdade qualquer, acho que veterinária. São estas as leis do mercado? Valha-me a eurosport, de borla para quem tem cabo, que é aquela que mais sintonizo nesta altura.
Entretanto começou outro evento que me enche as medidas: a volta a Portugal. Que a RTP aproveitou para acentuar a sua vocação pimba no programa “Hà volta” com a apresentação da estrela João Baião, e no qual podemos assistir ao que mais de piroso se vai fazendo neste país cuja economia apresenta, segundo a estatística e para felicidade dos analistas de pacotilha, resultados altamente positivos em contraciclo com a União Europeia.
Eu é que gosto de dizer mal e de me andar sempre a lamentar. Até quando tenho os Jogos Olímpicos para me distrair.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando é que o Jornal de Odemira começa a publicar estes textos?
Estão à espera de quê?
Olinda