terça-feira, 5 de agosto de 2008

O sexo dos anjos

Anda a passar um anúncio muito giro na TV. É um fulano com asinhas (é essa a sua única aparência de anjo) que ataca as fêmeas assim de forma despudorada: um apalpão no rabo de uma moça que anda a fazer jogging nas ruas da cidade e, pronto, é só levá-la para o elevador e tufa-tufa; um convite a uma velha ricaça feito num camarote de uma ópera e, passado uns tempos, lá regressa a senhora a tirar uma pena da boca (imagem com complexa significação plástica). No fim, o senhor chega a casa, beija a mulher e abraça os filhos. Uma família feliz. E termina o anúncio com “E você: ainda pensa que os anjos não têm sexo?”. Acho o anúncio muito bom, todavia a pergunta deixada no final força-me a uma reflexão.
O suposto anjo é um homem. Esperava que um dia também aparecesse uma mulher. Mas parece que tal não irá acontecer. Bem sei que me dirão que os números da sida que estão a aumentar são os das mulheres heterossexuais. Mas deduzir a partir daí que elas contraem a doença porque os maridos andam a pular a cerca com senhoras já portadoras do HIV é uma conclusão que pode ser precipitada. Presume-se que são os maridos que andam a beber a água da fonte alheia, e não elas. Como se elas, elas sim, fossem os anjos. Esta postura, vinda de sectores que geralmente não o são, revela algum sexismo. É que as mulheres, tal como os homens, e se calhar tanto como eles, também poderão dar o seu pulo de cerca. Ou será que não? Afinal, quem é que pensa que os anjos têm sexo?

2 comentários:

Jorge Vieira Cardoso disse...

Muito bom, que se fosse meu usava no jornal local. Aquele Jornal onde escrevo e publico as minhas crónicas. Jornal da Lixa...

Abraço...

Fernando Évora disse...

esta autorizado