terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Uma sentença histórica...

"Uma sentença histórica", foi assim que José Sá Fernandes qualificou a pena aplicada a Domingos Névoa no caso "Bragaparques". Este empresário tentou subornar o vereador com duzentos mil euros. A pena aplicada é de cinco mil... José Sá Fernandes diz que é histórica porque ficámos a saber que se suborna e como é que se suborna. É verdade que a pena não é muito grande, mas será uma espécie de vitória moral...
Óh sr. José, nós cá em baixo já sabíamos que se subornava (no poder local o caso é mato, todos o dirão) e também como se suborna (com dinheiro, e quando o caso mete muito, também com offshores). Cá para mim, isto pareceu-me a mais um episódio da nossa justiça: só cinco mil euros porque o sr. Domingos Névoa foi um homem muito trabalhador, inclusive imigrante, e porque era para um acto lícito, ou seja, o sr. José não necessitava de cometer uma ilegalidade para se abotoar com os duzentos mil, bastaria apenas ir contra a sua consciência de cidadão.
E eu cá transponho para mim: se um dia um encarregado de educação me oferecer um presunto para lhe passar o filho e eu for apanhado, apenas terei que pagar... uma sande mal servida e sem manteiga! E também não cometerei nenhum acto ilícito, muito pelo contrário, até me fica bem na avaliação. A consciência - essa coisa esquisita - não tem importância nenhuma, diz a jurisprudência.
Se é assim que a justiça trata a corrupção, vou ali já volto.

1 comentário:

Luís Bonito disse...

Gostei da comparação com a sande de presuntinho.
:-)
Abraço